quarta-feira, 8 de abril de 2009

O amor de Cristo

João 21:15-17




João 21:15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
João 21:16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
João 21:17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.


Pedro é um daqueles discípulos mais notáveis durante os 3 anos e meio de ministério de Jesus Cristo. Dele, se percebe em diversas passagens que ele era um homem de ação,um pouco lento para pensar, mas sempre pronto para responder, pronto para agir. Em vários momentos vemos Cristo repreendendo a Pedro (João 21:20-22; Mt. 16:23.
Mas aqui, neste texto, Pedro está carregando uma culpa, a qual não pode suportar. A questão de Cristo: "Simão, filho de João, amas me?" nos revela que Cristo não apenas pretende demonstrar o amor dele por nós como também quer que confessemos o nosso amor por Ele. E mais, Cristo aqui queria dar mais uma lição para este discípulo que era carinhoso, mas muito impulsivo. E esta lição está na sua resposta a Pedro, ao dizer apascenta as minhas ovelhas (ou cuida das minhas ovelhas).
Estranhamente, Cristo não o repreende por Pedro tê-lo negado, mas sim, exalta a Pedro em sua humilhação, que sequer ousava responder que amava a Cristo perfeitamente. Isto pode ser percebido quando Pedro responde que amava a Cristo, mas utiliza a palavra grega "phileo", que significa um amor de amigo. Por sua vez, a questão de Cristo era se ele o amava, mas com o amor ágape; o amor de Deus para com os seus filhos.
O amor ágape que Cristo revela a Pedro é um amor incondicional, que não permite retribuição, incomensurável, inexplicável; é o mistério que Paulo retrata em Efésios 3.
Tal fala de Cristo nos mostra que Cristo está sempre pronto para receber o pecador arrependido, e exaltar este mesmo pecador, mesmo ele sequer reconhecendo que não pode amá-lo plenamente tal como Cristo o ama. Pedro em um momento de grande maturidade escreve "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte"(I Pe 5:6)

A vida cristã não é feita de super-crentes indefectíveis, mas sim, de homens que, livres do domínio do pecado, sujeitam-se ao senhorio de Cristo em todas as situações de suas vidas.

Aguinaldo

Nenhum comentário: