quarta-feira, 28 de abril de 2010

A vida como ela é...mas não deveria ser!

Este é um relato publicado pela jornalista Leila Cordeiro em seu blog. O que esta história verídica te faz lembrar? Embora um produto escasso, compaixão e honra ainda existe!


A vida como ela é...mas não deveria ser!

A história é uma das muitas que fazem parte do dia a dia das grandes cidades onde ninguém se preocupa muito com que ou quem está à sua volta , pela pressa, pelo medo, pelo desinteresse em relação ao próximo. Hugo Alfredo Tale-Yax era um imigrante guatemalteco ilegal, de 31 anos desempregado, que costumava dormir nas praças do bairro do Queens, em Nova York, onde vivem muitos imigrantes latinos.
Hugo que vivia pelas ruas do bairro pedindo esmola estava num desses dias de mendigo quando viu uma discussão violenta entre um homem e uma mulher. Segundo a polícia, as câmeras de segurança do local flagaram o momento que Hugo parte em direção ao homem para tentar defender a mulher que sai da cena correndo. As imagens não mostram o momento da agressão, mas o fato é que o imigrante foi esfaqueado várias vezes pelo homem que fugiu correndo e é considerado o suspeito do assassinato.
Ele ainda tentou correr atrás do agressor mas não aguentou e caiu no chão. No vídeo, Hugo aparece deitado na calçada, ferido, enquanto os pedestres passam por ele sem tomar providências e muito menos ajuda-lo a ir para um hospital. Um dos pedestres chega a sacudir o corpo de Hugo, virá-lo e ao encontrar uma poça de sangue se afasta depressa. A polícia informou que só recebeu uma chamada informando sobre o incidente uma hora e meia depois.
Não sei se foi o instinto de sobrevivência , naturalmente egoísta, que fez essas pessoas passarem pelo homem ferido sem esboçar o mínimo gesto de solidariedade humana de ajudar alguém à beira da morte. Hugo morreu sem atendimento, como um sem teto, um pedinte, um mendigo que, muitas vezes, fora desprezado por estar pedindo esmola. Mas esse mesmo mendigo conseguiu ser mais nobre do que aqueles que o desprezaram, mais solidário e digno ao tentar defender uma mulher que nem ao menos conhecia, da violência de um agressor.
Hugo ficou famoso depois que seu ato de bravura foi captado pelas câmeras de segurança e acabou virando heroi nas manchetes dos principais jornais do país. Um heroi desconhecido, que ficou ali naquela calçada, jogado feito um traste, sangrando até morrer...sem que ninguém tenha tido sequer a intenção de salva-lo nem mesmo a mulher por quem deu a própria vida!

Nenhum comentário: